Associações dedicadas ao cultivo e distribuição de Cannabis para fins terapêuticos tornaram-se o foco de recentes ações policiais no estado de São Paulo. Em operações realizadas nas últimas semanas, membros dessas entidades foram detidos sob suspeita de tráfico de drogas, enquanto milhares de plantas, que contavam com autorizações judiciais para manejo, foram destruídas e incineradas pelas autoridades.
O cenário reflete um embate jurídico e prático sobre o acesso a tratamentos baseados em canabidiol e THC. Embora a Lei de Drogas de 2006 proíba o cultivo em território nacional, o Poder Judiciário tem concedido habeas corpus preventivos que permitem a produção controlada para pacientes com condições como epilepsia, Alzheimer e dores crônicas. A falta de uma regulamentação federal definitiva, contudo, mantém essas organizações em uma zona de incerteza legal, vulneráveis a interpretações divergentes das forças de segurança.
Conflitos entre autorizações judiciais e fiscalização policial
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo sustenta que as intervenções ocorrem após a identificação de irregularidades, independentemente da apresentação de documentos judiciais. Segundo a pasta, a polícia atua quando detecta desvios na finalidade do cultivo ou na estrutura de distribuição, mesmo que a entidade possua salvo-condutos para o manejo da planta.
Um dos casos mais emblemáticos envolve a Abec (Associação Brasileira de Estudos Canábicos), que operava em Santana do Parnaíba e Atibaia. Em 10 de setembro, a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) prendeu funcionários da entidade. Apesar de parte dos detidos ter sido liberada, o casal Guilherme dos Santos e Heloisa Melo permanece sob custódia sob a acusação de tráfico.
Alegações de desvio de finalidade e defesa das entidades
A decisão judicial que manteve a prisão do casal citou indícios de que as atividades extrapolavam o âmbito associativo. O magistrado Djalma Moreira Gomes apontou a existência de planilhas e contratos de prestação de serviços com remuneração atrelada ao volume de produção como elementos que caracterizariam uma operação comercial, e não apenas assistencial.
Em contrapartida, a Abec defende a legalidade de sua estrutura, afirmando que o material apreendido pertencia à associação e que a contratação de profissionais especializados é permitida pela decisão do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região). A entidade ressalta que mantém parcerias acadêmicas com instituições como a Unicamp e a UFABC para o fornecimento de insumos destinados a pesquisas científicas.
Impactos em associações de pequeno e médio porte
Outro episódio ocorreu com a Associação Osaci, em Itupeva. Três diretores foram presos após uma ação da Polícia Militar, que alegou ter recebido denúncias sobre o odor das plantas. O grupo permaneceu 23 dias detido até a concessão de um habeas corpus pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. A defesa argumenta que a contagem de plantas realizada pela polícia incluiu mudas em estágios iniciais, que seriam destinadas à produção de óleo para pacientes com prescrição médica.
O caso da Osaci ilustra a tensão cotidiana enfrentada por essas organizações. Enquanto aguardam decisões definitivas na Justiça Federal para a regularização plena de suas atividades, as associações lidam com o risco constante de interrupção de seus serviços, que atendem milhares de pacientes em todo o país. Para mais informações sobre o cenário regulatório, consulte o portal da Anvisa.